História do Município

por Interlegis — última modificação 15/09/2017 14h13
Breve resumo da história de nossa cidade, e desta casa legislativa.
Gentílico: tabocoense

Histórico

Fortaleza do Tabocão
Tocantins - TO

Histórico

O municipío de Fortaleza do Tabocão tem início por volta de 1955, com a povoacão de parte da região de Tupirama. Em dezembro de 1960, migraram para a região os senhores Antonio Teófilo Quirino e Eduardo José de Freitas, que alí encontraram o senhor Jaime Barros (vulgo senhor Barroso), e as senhoras Eva Alves da Silva e Carlota, sendo os mesmos considerados pioneiros do desbravamento do município de Fortaleza do Tabocão.
No início de seu surgimento, as pessoas que ali se estabeleciam enfrentavam diversas dificuldades, pois não havia rede de energia elétrica, ruas asfaltada, e transportes. Em 03 de março de 1961, foi instituída a primeira escola, chamada Escola Isolada de Nova Aurora, que posteriormente foi substituída por Grupo Escolar Fortaleza do Tabocão, e atualmente Colégio Estadual Major Juvenal Pereira de Sousa, tendo o mesmo como primeira professora, a senhora Maria de Luordes Lacerda Lopes.
Em 1972, deu-se início à construção da BR-153 (Belém - Brasília ) que alavancou o desenvolvimento da região, melhorando o acesso aos meios de transporte.
A partir 1981 e aos anos subsequentes, deram-se alguns avanços para o povoado como: a construção de uma escola municipal, de um posto de saúde, de um posto de gasolina, a instalação de redes elétricas, e a construção de uma igrejinha em homenagem ao Senhor do Bonfim.

Gentílico: tabocoense

Formação Administrativa

Com a criação do Estado do Tocantins em 1988 e a sua instalação em 1989, o Povoado de Fortaleza do Tabocão recebeu autonomia, tornando assim, Município de Fortaleza do Tabocão, pela Lei Estadual nº 251/91 de 21 de fevereiro.

Câmara Municipal de Fortaleza do Tabocão

Com a Emancipação da Cidade, a Câmara Municipal fazia parte da Prefeitura. A partir de 14 de Março de 2001, foi fundada administrativamente como orgão independente e soberano no âmbito municipal

IBGE